A MPI começou a ser formada no Brasil quando RICARDO FERREIRA participou do WEC - World Education Congress em Dallas em 2007.
O WEC é o evento máximo da entidade, reúne anualmente 3500 participantes de toda a cadeia do setor MICE mundial.
Apesar de um evento notadamente americanizado, ja se faziam notar delegações expressivas de países europeus, Mexico, Korea entre outros. O Brasil tinha 3 associados então.
O primeiro evento da MPI Brasil aconteceu em 2008 no atual Tivoli Mofarrej, e reuniu cerca de 500 participantes. 60 sócios aderiram na sequencia e a tônica do evento era a internacionalização.
O que se tinha em termos de associações no Brasil até então era fortemente local e focado somente em logística.
Nesse evento o conteúdo foi o grande diferencial, a grade de palestrantes internacionais era composta por dirigentes da MPI, especialistas em ferramentas de eventos automatizadas, e CEO de grandes agências globais focadas em Eventos.
Ao final de 2018 os membros do atual board perceberam que a entidade precisava se fortalecer e ter mais profissionais engajados em trabalhar voluntariamente pela entidade e pelo setor.
Iniciaram então um movimento de ampliação convidando gestores de eventos de grandes empresas a compor o Board que atuará em 2019/2020 e também outros Meeting Professionals atuantes em diversos segmentos da cadeia de evento para formar um comitê calaborador criando um grupo heterogeneo e ampliando assim a força de trabalho.
#meetingsmeanbusiness